POLÍTICA E GESTÃO PÚBLICA | Entrevista

Prefeita de Itapema prevê temporada histórica de verão



Nilza Nilda Simas é prefeita de Itapema, no Litoral Norte catarinense. Ela foi reeleita nas eleições de 2020, com 18.557 votos (63,74% dos votos). Em entrevista para o Sou Catarina, ela falou sobre a gestão municipal, investimentos públicos, o combate a Covid 19 e o retorno gradativo dos eventos e das aulas.

A prefeita também falou sobre a expectativa para a temporada de verão.  Itapema está se preparando, investimentos estão ocorrendo e por isso os turistas deverão lotar o município: “Temos uma grande expectativa de que será uma temporada histórica e com todos os cuidados necessários. Nosso comércio precisa voltar a gerar emprego e renda e do que depender do poder público não, vamos medir esforços para que essa retomada aconteça.”
Confira a entrevista completa!

 
Prefeita, como o município de Itapema tem enfrentado à Covid 19 nos últimos meses?
Itapema foi uma das cidades que esteve sempre à frente no combate à pandemia. Fomos um dos primeiros municípios a instituir a dose de ataque assim que o paciente apresentava os primeiros sintomas. Tudo entregue gratuitamente e na hora do atendimento no Centro de Triagem. Também fomos pioneiros trazendo de Manaus as cápsulas Vanessa, utilizadas durante a internação, que evitaram o agravamento e o tempo de internação. O objeto servia como envoltório para ventilação não invasiva e é produzida em uma armação leve e resistente, formada por canos de PVC, podendo ser manuseada e higienizada facilmente. Ela é revestida por uma película de vinil transparente, para uma melhor visualização do paciente e para auxiliar na contenção do contágio. Várias outras ações foram realizadas como testagem em massa da população e até mesmo no comércio.
 
Como está a vacinação? A população está aderindo?
Estamos com quase 70 mil doses aplicadas entre primeira, segunda e dose única. Tivemos uma boa adesão da população e também realizamos ações para chamar atenção da importância da vacinação, como o Arraiá da Vacina e a Balada da Vacina, que juntos garantiram quase duas mil doses aplicadas. Já iniciamos nesta semana com os adolescentes de 12 a 17 anos, que serão imunizados dentro das próprias unidades escolares.
 
Os eventos estão sendo retomados?
Retomamos os eventos esportivos, todos com autorização dos órgãos competentes e seguindo as determinações sanitárias como testagens dos competidores e participantes e sem a presença de público neste momento. 
 
Como está o setor da educação? As aulas presenciais foram retomadas?
Nossa educação retornou presencialmente com todos os cuidados de segurança para a equipe escolar e para os alunos, como o rodízio semanal das atividades presenciais, sinalização de distanciamento em todos os ambientes, alterações na rotina escolar, além da entrega dos equipamentos de proteção individual (EPI), que contém máscara e álcool em gel. Fui a primeira gestora a lutar pela inclusão dos profissionais da educação como grupo prioritário dentro do Plano de Imunização e hoje estamos com a maioria deles já com a segunda dose.
 
Prefeita, estamos encerrando o mês de setembro, logo chegaremos ao verão. Quais as expectativas para o setor turístico?
Temos uma grande expectativa de que será uma temporada histórica e com todos os cuidados necessários. Nosso comércio precisa voltar a gerar emprego e renda e do que depender do poder público, não vamos medir esforços para que essa retomada aconteça.
 
A prefeitura tem feito investimentos em infraestrutura turística?
Desde 2017 investimos forte em infraestrutura, prova disso foi o calçadão do Centro, que hoje é um dos mais belos cartões postais do Sul do país, com acessibilidade, espaço para prática de atividades físicas, entre outras características. Estamos investindo também em mobilidade e em breve vamos iniciar toda a padronização das principais avenidas da cidade, isso sem contar o prolongamento da Terceira Avenida que já chegou até a rua 314. 
 
Aos turistas que pretendem visitar Itapema, o que a senhora pode dizer?
Venha conhecer e sentir o prazer de estar aqui.
 
Prefeita Nilza, essa é a sua segunda gestão como chefe do executivo. Que desafios ainda estão no seu projeto de governo para Itapema?
Itapema vive um novo momento e temos importantes projetos para serem realizados como as questões de mobilidade urbana, habitacional e tantos outros projetos que vamos viabilizar por meio da operação consorciada urbana.


Fotos: Aquivo pessoal




VEJA TAMBÉM



COMPORTAMENTO  |   16/10/2021 10h01





JUSTIÇA  |   15/10/2021 21h15


COMPORTAMENTO  |   14/10/2021 20h39