ARTE E CULTURA

Guia (mal-humorado) da Maternagem – Brasileira que vive na Bélgica lança livro sobre a fase que pode ser divertida, ainda que complicada e caótica

Jornalista, escritora, mãe, mulher... Andreia Nobre é carioca, já morou em diversos países e hoje vive na Bélgica. A escritora trabalha com publicações sérias, mas também mantem uma forte veia humorística - presente no terceiro e mais recente livro - o Guia (mal-humorado) da Maternagem.

Mãe desde 2008 e ativista do parto respeitoso desde 2012, Andreia resolveu escrever sobre "a maternagem que pode ser divertida, ainda que complicada e caótica, numa forma de homenagear as mães. Falo de experiências próprias desde a concepção ao primeiro dia de escola, abordando as várias situações que as mães podem passar e com as quais muitas podem se reconhecer," afirma.

O livro - Guia (mal-humorado) da Maternagem - está à disposição do público na Amazon BR em Ebook, e em cópia física no site Clube de Autores. Até a metade do ano, a expectativa da autora é que a obra também já tenha versões em espanhol e francês.



Mais sobre Andreia Nobre

O portal Sou Catarina entrou em contato com Andreia Nobre, que gentilmente contou um pouco da própria trajetória.

"Meu nome é Andreia Nobre, carioca, formada em jornalismo em 2003 após trabalhar como professora primária de 1999 a 2003. Já escrevi para diversas publicações desde 2004, quando deixei o Brasil, inclusive um blog do Huffington Post Brasil. Desde que deixei o Brasil, já morei em Portugal, Reino Unido, Espanha, França e agora estou na Bélgica. Atualmente escrevo matérias para as publicações QG Feminista e 4W.Pub.

Apesar dos assuntos sérios que cubro para essas publicações, como questões femininas ao redor do mundo, eu desenvolvi uma veia humorística muito cedo. Seguia com entusiasmo há muito tempo a coluna de crônicas do jornalista e escritor Luís Fernando Veríssimo, com seu humor sobre tópicos do dia-a-dia.

Escrevo poesia desde os 10 anos, mas na adolescência também passei a escrever textos curtos, como histórias de detetive e contos distópicos, embora o humor estivesse sempre por ali. Quando eu vivi no Reino Unido, de 2006 a 2016, eu pensei em me tornar comediante de stand-up, mas não gosto muito do palco ou das câmeras. Daí a ideia de escrever humor.

Meu primeiro livro, ainda sem tradução em português, foi o Grumpy Guide to Quit Smoking (em tradução livre, o Guia (mal-humorado) sobre Parar de Fumar. É um livro bem curto, fazendo tiradas sobre algumas das principais técnicas que são sugeridas para deixar o hábito do cigarro. Escrevi em uma semana, e publiquei de forma independente em fevereiro de 2020.

Em março de 2020, publiquei o 2º livro da série de Guias Mal-Humorados: O Guia (mal-humorado) do Feminismo Radical, também de forma independente, onde condenso a teoria feminista de forma leve e divertida para combater a desinformação crônica que as pessoas têm a respeito do feminismo em geral. Esse guia é bem popular tanto no Brasil quanto no exterior, tendo sido escrito originalmente em inglês, e já está traduzido em mais quatro línguas: Português, Espanhol, Francês e Alemão. Ainda este mês de maio, 2022, mais três traduções serão publicadas: holandês, Italiano e grego.




Para completar a série, decidi falar de maternidade e maternagem, assunto no qual estou ainda mais diretamente inserida por ser mãe desde 2008 e ativista do parto respeitoso desde 2012. Resolvi escrever sobre a maternagem, que pode ser divertida, ainda que complicada e caótica, numa forma de homenagear as mães. Falo de experiências próprias desde a concepção ao primeiro dia de escola, abordando as várias situações que as mães podem passar e com as quais muitas podem se reconhecer.




O livro está finalmente à disposição do público na Amazon BR em Ebook, e em cópia física no site Clube de Autores. Para o meio do ano, há a possibilidade também de que o Guia da Maternagem também já tenha versões em espanhol e francês."






Conheça mais sobre a escritora: Instagram @andreia_nobre_escritora/

Fotos: Arquivo pessoal


 


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM



ARTE E CULTURA  |   27/04/2022 14h33





ARTE E CULTURA  |   19/03/2022 16h01


ARTE E CULTURA  |   17/03/2022 21h14