SAÚDE

Já agendou sua vacina contra a gripe? Entenda porque essa imunização é importante

Passamos dois anos usando máscaras e nos protegendo da pandemia da Covid - acessório que também nos protegeu do vírus da gripe, já que as duas doenças possuem transmissão respiratória. Agora, sem as máscaras, os casos de gripe podem aumentar.
Mas o que fazer para nos proteger? Rosele Cordenonsi, farmacêutica clínica, bioquímica e farmacologista, explica que a vacina é uma forte arma de prevenção.
Em entrevista exclusiva ao portal Sou Catarina, a profissional tira todas as dúvidas sobre a vacina da gripe. Confira!




Rosele, chegou a época de tomarmos as vacinas contra gripe. Essa imunização já está disponível na Sala de Vacinas da Desconto Fácil?
Sim, já receberemos nossas vacinas para imunização da gripe. Estamos disponibilizando as vacinas Trivalente e Tetravalente, do laboratório Abbott e a Tetravalente do laboratório Gsk.

Nos últimos anos, por causa da pandemia, nós fomos bombardeados com uma série de informações sobre a Covid. Esclareça para nós: A vacina contra a gripe, é diferente da vacina que tomamos contra a Covid?
A vacina da Gripe é diferente sim da vacina do Covid, ela protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2 - este ano a cepa Darwin - que foi o vírus que estava em circulação em janeiro e fevereiro aqui no Brasil) e o Vírus da Influenza B (que são os vírus da gripe comum. Gripe, não resfriado).
Ao contrário disso, a vacina da Covid, protege contra o vírus SARS-CoV-2. Ela protege contra os efeitos graves causados pelo vírus, mas não elimina a possibilidade de pegar o vírus, sendo importante completar o esquema vacinal.



Ou seja, quem recebeu as imunizações contra a Covid, mesmo assim precisa tomar a vacina da gripe?
Sim, é importante a imunização contra a gripe, principalmente este ano, onde tiramos as máscaras e a vida começou a voltar ao normal. O vírus da gripe, assim como o da Covid tem transmissão respiratória. Por causa das máscaras, ficamos dois anos sem ter contato direto com esse vírus, então a tendência de termos mais casos é grande por esse motivo.
Inclusive as duas vacinas, da Covid-19, e da Gripe, podem ser administradas no mesmo dia sem necessidade de intervalo.

A vacina contra a gripe é uma imunização que precisa ser feita de ano em ano. Por que da periodicidade anual?
O vírus da gripe tem a capacidade de se modificar de forma frequente, inclusive de um ano para o outro e devido a essas mutações, o nosso sistema imune pode não reconhecer mais aquela cepa no ano seguinte.
É feito um estudo das cepas que estão circulando no mundo e assim feita as novas vacinas para o ano seguinte. Sendo o calendário vacinal feito para o hemisfério sul a partir de abril e para o hemisfério norte em outubro.




A imunização da gripe é indicada para quais pessoas? Idosos e crianças são os mais sucessíveis ou infelizmente, todos estão propensos?
A imunização é indicada para qualquer pessoa, para crianças a partir de seis meses até a senilidade. É comum que bebês e crianças pequenas sofram com constantes problemas respiratórios, isso acontece devido à aglomeração dos pequenos, que ainda não têm o sistema imunológico bem desenvolvido, em um ambiente fechado. Quando uma nova cepa viral é introduzida em uma escola ou creche, ela se espalha rapidamente por toda a classe, já que ambientes fechados e com ventilação reduzida, facilitam a transmissão dos vírus, que ficam suspensos no ambiente por até 24 horas. Os idosos são priorizados também, pois alguns possuem o sistema imunológico debilitado por possuírem doenças decorrentes da idade e usarem muitos medicamentos para as mesmas.
 
Depois de tomarmos a vacina, quantos dias são necessários para que o organismo esteja protegido?
Precisamos que o nosso organismo crie anticorpos para os vírus que estão sendo inoculados no nosso organismo, sendo necessário no mínimo 15 dias para a que o organismo comece a criar a resposta imunológica.




As vacinas oferecidas pela Sala de Vacinas da Desconto Fácil, são diferentes das imunizações oferecidas pela rede pública?
As vacinas da rede privada são de laboratórios diferentes das vacinas aplicadas da rede pública. Nós aqui na Sala de Vacinas Desconto fácil, trabalhamos com a Vacina Influenza Trivalente que protege contra três tipos de vírus e a Vacina Tetravalente, que protege contra quatro tipos de vírus, sendo a mais completa do mercado.

E quem quiser se proteger, antes que o frio chegue com força, já pode agendar a vacinação?
Estamos agendando a vacinação da Gripe diariamente pelo nosso Whatsapp 49-99813-4914 e pelo telefone fixo 49-3353-6502. Geralmente como as vacinas tem bastante procura, se fizer o agendamento ficará mais fácil para não precisar ficar esperando.

Atenção: Ficou com dúvidas sobre esse assunto?
Procure a farmacêutica clínica, bioquímica e farmacologista Rosele Cordenonsi, na
Farmácia Rosafarma Desconto Fácil @desconto_facil_rosafarma
Consultório Farmacêutico
Fone (49)3353-6502
OrtoFácil @ortofacilxaxim
Sala de vacina @salavacina




Fotos: Ilustrativas/Divulgação
 



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM






SAÚDE  |   17/04/2022 16h31