SAÚDE

Vacina contra a dengue – Rosele Cordenonsi explica tudo sobre essa imunização

Anualmente cresce o número de casos de dengue - uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Uma das principais formas de prevenção é o controle ao mosquito, no entanto, também já está disponível uma vacina.
Rosele Cordenonsi, farmacêutica clínica, bioquímica e farmacologista, explica que a vacina contra a dengue foi aprovada pela Anvisa em 2015 e desde 2016 a imunização está disponível para comercialização. Em entrevista exclusiva ao portal Sou Catarina, a profissional tira todas as dúvidas sobre a vacina contra a dengue. Confira!

 
Estamos vivendo um surto de dengue e sabemos que o principal cuidado deve ser a higienização dos locais para evitar a proliferação do mosquito transmissor. No entanto, é possível fazer mais? Já temos uma vacina para evitar a dengue?
Sim, temos uma vacina para a dengue. Ela foi desenvolvida pelo Laboratório Sanofi-Aventis, chama-se Dengvaxia e é comercializada desde 2016. Esse produto previne contra os quatro sorotipos existentes da dengue e é fabricado a partir de um vírus atenuado, ou seja, mais fraco e incapaz de desencadear a doença.
 
Essa vacina é eficaz, foi estudada cientificamente e é aprovada pela Anvisa?
A vacina Denguevaxia foi aprovada pela Anvisa em dezembro de 2015 e chegou às clínicas particulares em julho de 2016. A vacina também se mostrou segura e sem efeitos adversos graves. As reações mais comuns foram dor de cabeça, fadiga, erupção cutânea e mialgia (dor muscular). Os testes foram feitos na América Latina e Ásia, regiões que sofrem particularmente com muitos casos da doença. É eficaz para que os pacientes que já positivaram, pois, em geral, novas infecções por dengue tendem a ser mais graves do que a primeira.

 
Mas quem pode receber essa imunização? Crianças e idosos podem tomar a vacina?
A vacina para a Dengue é administrada somente em pacientes que já tiveram a doença, ou seja, pacientes soropositivos que manifestaram anticorpos IgG para o vírus. Pode ser utilizada com segurança em crianças acima de 9 anos e adultos até 45 anos. Acima dos 45anos, somente com avaliação médica e prescrição de acompanhamento.
 
Existe alguma contraindicação?
É contraindicada para pessoas:
Alérgicas (hipersensíveis) aos princípios ativos ou qualquer outro ingrediente de Dengvaxia®;
Que desenvolveram uma reação alérgica após a administração prévia de Dengvaxia®. Os sinais de uma reação alérgica podem incluir urticária, encurtamento da respiração, e inchaço do rosto e da língua;
Pessoas que têm um sistema imunológico enfraquecido, por exemplo, devido a um problema genético, infecção por HIV ou terapias que afetam o sistema imunológico (por exemplo, altas doses de corticosteroides, quimioterapia ou radioterapia). As condições que podem afetar o sistema imune incluem leucemia, linfoma ou outra doença neoplásica maligna que afete a medula óssea ou sistema linfático;
Grávidas;
Mulheres que estão amamentando;
Pessoas com febre de moderada a alta ou doença aguda. Neste case, seu médico irá adiar a administração de Dengvaxia® até que você ou sua criança tenha se recuperado. 
Essa vacina já está disponível na Sala de Vacinas da Desconto Fácil? Qual o valor?
Sim, está disponível com agendamento e custa R$ 250,00 a dose. Sendo necessária a administração de 3 doses, primeira dose, reforço em 6meses e reforço em 1ano.
 


Interessados em saber mais sobre a imunização contra a dengue, podem te procurar?
Claro, não só para saber desta vacina, mas sim, para dúvidas de todas as vacinas que existem no calendário vacinal estou a disposição para ajudar. Dúvidas nas carteirinhas, prazos, reações... Estou a disposição!
 

Atenção: Ficou com alguma dúvida?
Procure a farmacêutica clínica, bioquímica e farmacologista Rosele Cordenonsi, na
Farmácia Rosafarma Desconto Fácil @desconto_facil_rosafarma
Consultório Farmacêutico
Fone (49)3353-6502
OrtoFácil @ortofacilxaxim
Sala de vacina @salavacina

 
 



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM






SAÚDE  |   25/04/2022 14h25


SAÚDE  |   17/04/2022 16h31