ARTE E CULTURA

Empreendedorismo – O amor pelo artesanato virou negócio e nasceu a Rosálias For Baby

Amor em forma de enxoval para alegrar mamães e aconchegar bebês. Esse é o negócio da Adriana Paula Pomicisnki - empresária é de Xaxim - Oeste de Santa Catarina.
Adriana afirma que sempre teve facilidade com trabalhos manuais. Ela recorda que quando era criança, ficava encantada com a máquina de costura da avó Rosália e fazia vestidos para as bonecas com os retalhos que sobravam.
Em 2017 a paixão por tecidos ressurgiu quando Adriana resolveu confeccionar um presente para uma tia que estava grávida. A dedicação foi grande - mais de um mês de trabalho - o resultado foi um kit higiene para bebê, com 10 peças. A partir daí, confeccionou mais um, outro, mais outro e não parou mais...
Dentre os itens produzidos por Adriana - através da empresa Rosálias For Baby - estão as bonecas de tecido - em modelo de meninas e meninos - e as personalizadas, de acordo com as características solicitadas. A comercialização das bonecas e dos demais itens acontece no ateliê, que fica na casa dela e através do site da empresa.
Em entrevista exclusiva para o portal Sou Catarina, a Adriana contou toda essa história. Confira!

 
Conte um pouco sobre você Adriana!
Me chamo Adriana Paula Pomicisnki. Tenho 33 anos. Sou mãe do Bernardo de 5 anos e sou casada há 14 anos com o Rogério, que é meu maior incentivador.
Às vezes é difícil falar sobre nós mesmos, mas posso dizer que eu sou a Adriana que adora ser mãe, que ama a família, que gosta de um café, de um chimarrão gostoso, de um bolo que lembra a avó, adora um bom livro, uma boa conversa, gosta de admirar a natureza e que é completamente apaixonada pelo que faz.
 
Quando começou o gosto pelo artesanato?
Penso que esse amor pelo artesanato, pelas artes manuais vem desde minha infância. Tenho várias lembranças gostosas, de ver pessoas importantes da minha família fazendo arte com as mãos. Admirava meu avô trançar o bambu para fazer cestos e achava incrível como tomava forma. Uma das minhas tias, a Odete, faz um tricô perfeito. Fazia blusas e meias para toda a família, hoje ela faz para meu filho. Ela também me ensinou a tricotar. Outras tias têm habilidades com crochê e minha madrinha, Salete, foi quem me ensinou o crochê e os primeiros traços da pintura. Então, sempre vivi muito próxima com as artes manuais.
Mas, a minha principal inspiração, com certeza, é minha avó Rosália. Ela fazia chapéus de palha. Eu ajudava a fazer a seleção das palhas e ela era muito exigente, só aceitava as melhores. Também costurava, tinha uma máquina de pedal onde fazia algumas peças de roupas e principalmente reformas para toda a família. Tinha um ciúme da sua máquina, da sua tesoura e de seus retalhos e sempre me chamava quando tinha que passar a linha na agulha, já que a sua visão não ajudava muito, então, eu sempre tinha que estar por perto.
Eu e minha prima brincávamos de carrinho na máquina dela - escondidas é claro. Lembro que eu tinha uma caixa de sapato com agulhas e retalhos de tecidos e que fazia vestidos para as bonecas. Minha avó me dava os retalhos que ela não usava mais para fazer os vestidos, mas como ela me ensinou a ser bem rigorosa com as escolhas das palhas para fazer os chapéus, eu não aceitava qualquer retalho e estava sempre mexendo nas coisas delas para escolher os melhores, os mais coloridos, e é claro que ela descobria...
Como tive a oportunidade de ser criada pelos meus avós, Antonio e Rosália, tenho por eles um amor, uma admiração e uma gratidão imensa. Em homenagem, escolhi o nome da minha avó para o ateliê, porem no plural, para estender a homenagem para todas as mulheres da minha família, então, o nome ficou Rosálias For Baby.
 


Você empreendeu no ramo e criou a Rosálias For Baby. Como deu esse passo e quais os produtos que oferece?
A Rosálias For Baby nasceu em 2017 a partir de um desejo genuíno de presentear uma tia que estava grávida. Eu queria dar um presente muito especial, que representasse todo o meu amor e toda a minha a alegria pela chegada da bebê. E é claro que a exigência era grande e nada que eu encontrava conseguia transmitir tudo isso. Aí, tive a ideia de eu mesma fazer algo, com as minhas mãos, com o meu amor, com todo o meu carinho. E assim fiz um kit higiene com 10 peças. Fiquei mais de um mês trabalhando nele. Logo depois, outra tia estava grávida e é claro, quis presenteá-la com algo especial também e poucas semanas depois eu estava gerando o grande amor da minha vida, estava grávida do Bernardo. Não podia ser diferente, fiz um kit higiene para ela e outro para mim.



A partir daí as amigas começaram a pedir e dar ideias de outros produtos. Foi onde comecei a fazer as guirlandas porta maternidade, com o nome do bebê. Mas nesse período ainda não tinha o ateliê, foi em 2016.
Logo o Bernardo nasceu e durante a licença maternidade, nos poucos tempos que tinha livre, fazia os porta maternidade. Eram todos costurados a mão e demandavam muito tempo.
Então eu fui mudando minha visão e pensando de forma empreendedora. Aproveitei minhas habilidades e escolhi o universo apaixonante dos bebês que me identificava e dei início ao ateliê. Aos poucos, fui me aperfeiçoando, fazendo cursos, mudando e ajustando o portfólio de produtos. Errando muito e aprendendo com os erros. Realmente foi muito desafiador e ainda o é.
Mas como tudo envolve muito amor, cada peça é feita com muito carinho e o nosso propósito é muito maior - é trazer toda a delicadeza de um enxoval feito com carinho e de forma artesanal, levando amor e aconchego para cada bebê e cada mamãe. Isso é o que me incentiva todos os dias.
Hoje Rosálias For Baby® é uma marca registrada, costumo dizer que é uma marca que transmite afeto!  Atualmente dispomos de uma loja virtual para melhor atender as mamães de todo o Brasil e oferecemos peças para o enxoval que são muito úteis e funcionais, para auxiliar no dia a dia das mamães, como toalhas fraldas, trocador portátil, capa de caderneta de vacinação, compressinha para o alivio das cólicas do bebê, mantinhas muito gostosas como o abraço de uma mãe... entre outros itens necessários para o enxoval do bebê, e é claro as bonecas de pano. E neste ano começamos a disponibilizar itens pensando no cuidado das mamães também, como as rosquinhas de amamentação reutilizáveis.
 



A coleção de bonecas de pano Rosalinhas é seu carro-chefe e nos faz voltar ao tempo. De onde vem a inspiração para os modelos e como são produzidos?
A coleção de bonecas de pano Rosalinhas é nossa cereja do bolo. A ainda não é nosso carro-chefe, elas vêm devagarinho encantando as mamães. São bonecas afetivas e nos fazem voltar no tempo mesmo. Elas vêm para compor o enxoval fazendo parte da decoração e depois que a criança estiver maior, a mamãe pode deixar ela brincar e criar lindas memórias com as bonecas.
O que me deixa imensamente feliz, é que as bonecas não são procuradas só pelas mamães para fazer parte do enxoval do bebê. Muitas, são mulheres que querem presentear as suas próprias mães ou querem a boneca para si, porque elas trazem memórias gostosas da infância, são tocadas pela inocência, pela pureza do ser criança e pela felicidade de ter uma boneca para acarinhar. Para mim, essa emoção não tem preço que pague.
As inspirações das bonecas vêm de bonequeiras famosas, como a Daiane Carlson, do atelier Coração de Pano - onde tive a oportunidade de me aperfeiçoar nas técnicas e da bonequeira Millyta Vergara. A partir destas inspirações criamos nosso próprio estilo de bonecas, e da coleção Rosalinhas, a maioria delas levam as características das bonecas que mais as mamães pediram nesse último ano.
As bonecas são todas feitas de forma artesanal. São produzidas uma a uma, especialmente para cada bebê ou mamãe.



Cada boneca ou boneco tem um nome?
Sim, cada um leva um nome. Alguns foram escolhidos por clientes e amigos e outros por mim. E tomei o cuidado para ter uma diversidade de características, desde o tom de pele, a cor do cabelo, a cor do olho... Para assim, as crianças se reconhecerem nas bonecas e também terem como amigas outras bonecas com características diferentes da dela.
Hoje, nossa coleção Rosalinhas conta com cinco bonecas: a Carol, a Alice, a Sarah, a Analú e a Margô. E três bonecos, o Miguel, o Gui e o Davi. Muitos me perguntam qual é a minha preferida. Aí meu coração fica apertado: Como uma mãe escolhe um preferido? Com os olhos marejados olhando para eles eu digo: "Amo todos intensamente."  Penso que por isso os bonecos fazem tanto sucesso. Eles são feitos com muito amor e transmitem o amor.

Você faz bonecas personalizadas?
Sim, faço muitas bonecas personalizadas. As vezes as mamães querem com características e detalhes específicos, então nascem uma nova boneca ou boneco personalizado.


Quais são seus projetos para este ano?

O nosso principal projeto para 2022 é continuar levando esse amor, esse carinho em forma de enxoval para alegrar muitas mamães e aconchegar muitos bebês.
Também teremos futuramente uma novidade na próxima coleção de bonecas, que será bem menor, mas trará consigo realmente uma história. Por enquanto, as ideias estão sendo rabiscadas e colorindo os papéis.

Fotos: Arquivo pessoal



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




VEJA TAMBÉM



ARTE E CULTURA  |   09/05/2022 18h00





ARTE E CULTURA  |   27/04/2022 14h33


ARTE E CULTURA  |   17/03/2022 21h14